A maior raça de gato é até bem conhecida, é a Maine Coon, que tem origem nos Estados Unidos. É um gato bem forte, que tem as orelhas bem grandes, a cauda grossa e o pelo bem longo, o que faz ele parecer maior ainda. Ele pode pesar até 14 quilos e medir mais de um metro. Até alguns anos atrás um gato australiano chamado Omar estava sendo avaliado para o Livro dos Recordes: ele pesava 14 quilos e media um metro e vinte. Essa espécie vive em média 14 anos e são bastante doces e brincalhões, até o apelido dele é “gigante gentil”. Uma curiosidade é que os Maine Coons não atingem o tamanho máximo logo no primeiro ou segundo ano de vida, como acontece com a maioria dos gatos, eles levam de 3 até 5 anos para chegar no tamanho total.

Já a menor raça de gato é o Singapura, que tem origem em Singapura. Ele tem a cabeça redonda e o focinho curto. Os olhos amendoados bem grandes chamam atenção, e eles são delineados por uma linha negra. Ele tem o corpo bastante robusto e musculoso, a cauda também é mais curta, tem o pelo curto bem fino e bem macio. A coloração dele geralmente é entre marfim e marrom, também chamado de sépia. É um gato muito dócil e muito brincalhão. Em Singapura é comum ver ele andando lá pelas ruas. Tem como expectativa de vida entre 11 e 15 anos, e pesa entre 1,8 a 3,5 quilos. O que chama atenção é o comprimento de 30 centímetros e altura 15 centímetros.

Também tem uma raça que é o Munchkin, conhecido como gato miniatura, mas é um termo incorreto, porque o corpo dele é do mesmo tamanho de um gato comum, inclusive ele pesa de 2 a 4 quilos. Só que ele tem uma particularidade: suas patas são mais curtas por conta de uma mutação genética.

Resposta da bióloga Rachel Azzari.